fbpx

BLOG

Marketing e Tecnologia

Os alimentos que serão vistos nas prateleiras em breve!

Os alimentos que serão vistos nas prateleiras em breve!

O mundo tem mudado em muitos aspetos e alimentação tem acompanhado essas mudanças. Cada dia mais, os consumidores esperam encontrar a sua disposição alimentos que sigam um movimento de saudabilidade e de sustentabilidade.

É uma preocupação crescente não só de manter o corpo saudável como também o planeta.

No dia 30 de janeiro foram apresentadas, pela Innova Market Insights, 10 Tendências de Alimentos no evento Trends 2024 promovido pela PortugalFoods no Porto. Esse evento tinha um foco na produção de alimentos em nível industrial, reforçando as mudanças no comportamento do consumidor.

Aqui está, de forma resumida, como cada uma dessas tendências foram apresentadas e a sua influência no que vemos e veremos na oferta de produtos alimentares.

1 - Ingredients: Taking the spotlight - Ingredientes-Estrela

Os consumidores estão a olhar cada vez mais para os ingredientes presentes nos produtos. Segundo pesquisa da Innova, 1 em cada 3 consumidores em nível global olham as embalagens para saberem sobre os ingredientes ali presentes. A proteína é um destaque de ingredientes procurados pelos consumidores, 42% buscam olhar para a quantidade desse macronutriente como algo relevante no consumo.

2- Nurturing Nature - Nutrir a natureza

Mais do que pensar sustentabilidade, os consumidores esperam que empresas invistam em projetos que protejam a natureza e que garantam a sua continuidade e nutrição. Ações de proteção efetivas são valorizadas pelo consumidor, tais como: usar menos água e utilizar energias renováveis.

Vale destacar pesquisas que buscam por novas variedades de ingredientes agrícolas resilientes que possam diminuir o consumo de água na sua produção.

3 - Prioritizing Prevention – Priorizar a prevenção

Mais do que 1 em cada 3 consumidores estão mais proativos em fazerem a sua própria gestão para cuidarem da sua saúde e evitarem, assim, doenças ligadas ao peso, ao coração ou aos ossos.

4 - Plant-Based: The Rise of Applied Offerings – Aumentando a oferta de produtos de origem vegetal

Essa tendência continua em evidência e o consumidor cada vez mais procura ofertas de produtos que sejam plant-based, mas aplicado a ofertas culinárias locais e tradicionais.

Além disso, o consumidor espera encontrar uma oferta alargada de produtos industrializados na forma de finger-foods, fritos, pratos prontos, coberturas e snacks

5 - Local goes Global - Local torna-se global

Os dados da pesquisa mostram que 2 em cada 3 consumidores globais dizem que estão dispostos a provarem pratos de novas cozinhas. E há um crescimento de mais 13% por sabores africanos e do leste asiático.

6 - Home Kitchen Heroes - Heróis na cozinha

O consumidor tem mudado a sua ocasião de consumo, passando a consumir mais em casa. A pandemia trouxe o “ir para a cozinha” e essa tendência se mantém, reforçada pela inflação que tem diminuído o poder de compra e pela busca pelas interações sociais que o cozinhar traz.

7 - Indulging in Health - Indulgência saudável

O consumidor, no fundo, não quer ter que escolher entre o saudável e o que dá prazer. Então cabe a indústria produzir alimentos que além de indulgentes, sejam também saudáveis.

8 - Oceano of Possibilities - Oceanos de Possibilidades

Serão dos oceanos que virão muitos ingredientes para o futuro. Entre 2020  e 2023, já há um crescimento de mais de 42% de alimentos e bebidas produzidos com microalgas. Esse aumento no consumo se dá pelos apelos de sustentabilidade, plant-based, natural e aporte nutricional.

9 - H20: Quenching the Future - H₂O: diversificar o futuro

Stay active. Stay cool. Stay hydrated. O futuro está na saúde e uma das formas de cuidar é se hidratando. É crescente a oferta de águas com incremento de eletrólitos, pH Alcalino, entre outros benefícios acrescidos.

10 - Minimizing the Noise - Minimizar o ruído

Essa tendência tem a ver com informação clara, transparente, concisa e que envolva o consumidor para entender de forma precisa, na embalagem, a que o produto se propõe.

Nos próximos meses e anos esses serão alguns dos caminhos que alimentação, na forma de produtos industrializados, seguirá.

Artigos relacionados

NEWSLETTER

© 2020 BusinessPoint, All Right Reserved