A afinidade é a relação mútua que existe entre a página e o fã. Se o conteúdo da página é alvo de um comentário ou de um like, a afinidade entre ambos aumenta.
Já reparou que mesmo que tenha 2000 seguidores na sua página, as suas publicações só são vistas por 50 ou 60 pessoas? A resposta é o algoritmo do facebook. Seleciona somente os fãs mais ativos.
O facebook tende a mostrar o conteúdo que liga a página e os fãs mais relevantes, assim como seus amigos.
Tudo isto porque o ranking, baseia-se em mais de 1000 fatores para mostrar os conteúdos de uma página, mas os mais relevantes são a afinidade, o tempo, a relevância e os comentários. Mas a afinidade lidera.
É determinante levar os fãs a fazerem alguma ação nas suas publicações, seja dar like, partilhar ou comentar. Repare que, se parar para ver uma imagem, mesmo que não clique em nada, o facebook vê isso como uma interação.
Se o fã fizer alguma ação, significa que gostou do que está a partilhar, e esse é o caminho certo.
Contudo, apesar de a interação ser importante é fundamental que a relevância dessa publicação seja adequada ao seu objectivo. Se partilhar imagens de animais ou piadas só para conseguir interações, repare que serão interações vazias e sem estratégia para o seu negócio.
Foque-se no objectivo do seu negócio e seja criativo.
Crie afinidade sem ser demasiadamente repetivivo, nem tente vender diretamente pelo facebook. Crie conteúdos que aproximem os fãs da sua página e do seu negócio.
As vendas surgem depois.
Autor: Pedro Martins
Alfaiate da Web