• +351 968 032 440

Transformação Digital, qual o seu impacto nas Empresas?

O que é a transformação Digital?

A Transformação digital é um processo no qual as empresas fazem uso da tecnologia

para melhorar o seu desempenho, aumentar a sua escala e garantir resultados melhores. É uma mudança estrutural nas organizações tendo como base a aplicação da tecnologia.

Ainda podemos considerar outra descrição mais impactante: A transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

Principalmente as Empresas constituídas antes do surgimento da internet enfrentam um grande desafio: mudar muitas das regras que orientavam o progresso dos negócios na era pré-digital não se aplicam mais e devem ser atualizadas.

A boa notícia é que é possível faze-lo! Todas as empresas podem adaptar-se e melhorar exponencialmente o seu desempenho na era digital.

Atenção: a transformação digital é um desafio muito mais de gestão do que apenas de marketing ou tecnologia, como sugere a primeira vista.

Qual o impacto da transformação Digital na sociedade?

As coisas ficaram mais rápidas, o volume de informações é infinitamente maior que antes e não para de aumentar. É fácil entender essa mudança na medida em que ela afeta diretamente as nossas vidas no dia a dia.

Como é do conhecimento geral foi definida uma designação para os nascidos depois de 1994, a Geração Z.

Esta geração que nasceu no ano em que a Internet ganhou mais espaço na sociedade e começou a inundar a vida dos cidadãos comuns. Essas pessoas estão agora a terminar a faculdade ou no inicio do contacto com o mercado do trabalho... o que esperamos deles num futuro próximo? Só vão comprar, vender ou contratar por meios digitais... fará parte da sua estrutura social.

Segundo a agencia Fast Company:  em 2020 cerca de 40% dos consumidores serão da geração Z.

Se as Empresas não tiverem a capacidade de fornecer o produto adequado a estas gerações o que parece ao caro leitor que irá acontecer?

Como desenvolver o processo tecnológico da transformação Digital?

Podemos agrupar fases do processo em três grandes blocos:

#Digitização

Basicamente será a transformação de dados, ou seja transformar informação armazenada e escrita em métodos convencionais para suportes digitais, ou seja do analógico para o digital.

Assim será possível proteger, consultar, armazenar e transportar informação.

#Digitalização

Nesta fase do processo vamos considerar a componente associada ao método utilizado e o aparecimento de novas soluções dantes nunca imaginadas. Exemplos, a escalada da capacidade de armazenamento (já existem memórias particamente infinitas, devido á nanotecnologia), ou proteção inviolável (mencionamos a tecnologia do Blockchain), consideremos ainda a IOT (Internet das Coisas, pois tudo terá em breve um IP e estará ligado `Internet, relógios, eletrodomésticos, viaturas, sistemas de energia etc, etc, etc...)

#Transformação Digital

Agora uma novidade, esta fase é aplicável não á tecnologia em si. Com a disponibilização das fases anteriores, agora é necessário mudar procedimentos, métodos e até pensamentos.

Consequentemente mudarão leis, culturas, estruturas socio-económicas, padrões organizacionais e quem sabe, se necessários mudar pessoas.

Assim, podemos dizer que a Digitização é a conversão, a Digitalização é o processo e a Transformação digital o efeito.

378 Visitas
Pedro Martins

Programador Web e Empreendedor

Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contacte-nos! Queremos Ultrapassar as suas expectativas!

  Mail is not sent.   Your email has been sent.
Top

ESPERE!

Inscreva-se e receba informações úteis do nosso Blog.

Mantenha-se atualizado!


Os seus dados não serão partilhados com terceiros e só serão utilizados para que receba artigos e novidades do BusinessPoint.PT durante 1 ano

Este website utiliza cookies.

Ao navegar neste website, você aceita a sua utilização. Saber mais.