• +351 968 032 440

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence (BI) é um processo tecnológico orientado para analisar dados e apresentar informações ​​que ajudam empresários, executivos,

gerentes e outros utilizadores a analisar, desenvolver, executar consultas, criar relatórios e visualizações de dados em formatos analíticos para tomadas de decisões corporativas.

Importância da Business Inteligence

Em geral, o papel da BI é melhorar todas as partes de uma empresa, melhorando o acesso aos dados da empresa e, em seguida, usando esses dados para aumentar lucros.

As empresas que empregam práticas de BI podem converter seus dados recolhidos em insights de seus processos de negócios. Os insights podem ser usados ​​para criar decisões estratégicas de negócios que melhoram a produtividade, aumentam a receita e aceleram o crescimento.

Principais benefícios da BI:

  • Acelerar e melhorar a tomada de decisões;
  • Otimizar processos de negócios internos;
  • Aumentar a eficiência operacional;
  • Impulsionar novas receitas;
  • Ganhar vantagem competitiva sobre a concorrência;
  • Auxiliar a empresa na identificação de tendências de mercado; e 
  • Detectar problemas de negócios que precisam ser resolvidos.

Os dados de BI podem incluir informações armazenadas em ficheiros, bem como ler novos dados diretamente dos sistemas de origem nos seus próprios formatos, permitindo que as ferramentas de BI suportem processos de tomada de decisão estratégicos e táticos.

Inicialmente, as ferramentas de BI eram usadas principalmente por analistas de dados e outros profissionais de TI que executavam análises e produziam relatórios com resultados de consulta para utilizadores de negócios.

Cada vez mais, no entanto, executivos e profissionais de negócios estão a utilizar as próprias plataformas de BI, em parte graças ao desenvolvimento de ferramentas e painéis de BI de auto-atendimento e descoberta de dados.

Espera-se que o mercado de BI experimente um crescimento contínuo, pois as ferramentas incorporam cada vez mais Artificial Inteligence (AI) e Machine Learning (ML).

Além disso, a tecnologia de BI inclui:

  • Software de visualização de dados para projetar gráficos e outros infográficos;
  • Principais indicadores de desempenho de maneira fácil de entender; e
  • ferramentas para criar painéis de BI e scorecards de desempenho que exibem dados visualizados em métricas de negócios.

Conclusões

Adotar Business Intelligence é, portanto, fundamental as empresas e deve ser o foco central para que os resultados possam ser alcançados de maneira estrutura, segura e definitiva.

Quer saber mais sobre o tema?

FALE CONNOSCO

134 Visitas
Pedro Martins

Programador Web e Empreendedor

Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contacte-nos! Queremos Ultrapassar as suas expectativas!

  Mail is not sent.   Your email has been sent.
Top

ESPERE!

Inscreva-se e receba informações úteis do nosso Blog.

Mantenha-se atualizado!


Os seus dados não serão partilhados com terceiros e só serão utilizados para que receba artigos e novidades do BusinessPoint.PT durante 1 ano

Este website utiliza cookies.

Ao navegar neste website, você aceita a sua utilização. Saber mais.