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O ABC do Empresário de Sucesso

Samuel Langhorne Clemens, escritor norte-americano mais conhecido pelo pseudónimo Mark Twain, falecido no início do século passado,

afirmou que os dois dias mais importantes da vida de qualquer pessoa são o dia em que nasceu e o dia em que descobriu a razão para ter nascido. E é bem verdade. No entanto, a generalidade das pessoas sabe e celebra o dia em que nasceu, mas há muitas que continuam a passar pela vida sem tomarem consciência do seu propósito de vida e muito menos a concretizá-lo, para que a sua existência faça sentido e seja um fator gerador de valor para si, para os grupos a que pertence e para a sociedade em que se insere. No fim de contas encontrar a felicidade, para si e para os outros.

É um pouco o que acontece no mundo das empresas: quantas conseguem identificar o seu verdadeiro propósito, sob o qual vão desenvolver a sua verdadeira vocação e alicerçar os fatores de diferenciação que as vão tornar competitivas nos mercados em que estão presentes? Certamente poucas. A maioria continua a ser um conjunto de pessoas que se dão mais ou menos bem e que se juntam de segunda a sexta, durante 8 horas por dia, para executar uma lista de tarefas quase sempre estereotipadas, muitas vezes de forma acéfala, sem critério e sem conhecimento do respetivo contributo para o resultado final, do departamento ou da empresa. De resto, sei por experiência própria que no nosso país, numa empresa com 10 ou 15 anos de atividade, é muito comum executarem-se tarefas de forma sistemática que consomem cerca de 15 ou 20% do tempo de trabalho, mas que não agregam qualquer valor em qualquer processo da empresa. São unicamente um custo com reflexo na baixa produtividade dessas empresas.

A causa para este estado de coisas, especialmente nas micro e pequenas empresas, é muitas vezes o próprio empresário que na sua ânsia de ver bem-sucedida a sua empresa e o seu negócio, acaba por colocar em segundo plano ou até por ignorar as questões do propósito da empresa e, consequentemente, da sua vocação e diferenciação. Um comportamento que é normal porque o seu foco é muitas vezes a sobrevivência, mas com custos inexoráveis na competitividade, no desenvolvimento e na sustentabilidade da própria empresa e por consequência do negócio, se não no imediato no médio prazo.

Para que os empresários encontrem e operacionalizem o propósito da sua empresa e do seu negócio têm que começar a dar atenção a aspetos como o de posicionar o negócio no segmento certo de consumidores dos seus produtos e serviços, desenhar um modelo de negócio que otimize as transações com os seus clientes, fornecedores, … e formular uma estratégia que lhes permita concretizar os seus objetivos de negócio. Depois, consoante o negócio e a empresa vão crescendo, deve estruturar os processos de negócio, gestão, produção, …, desenhar uma estrutura organizacional ajustada à estratégia de negócio e capitalizar as oportunidades veiculadas pela transformação digital que está a decorrer.

Em paralelo, torna-se necessário que o empresário otimize a gestão financeira da empresa, crie um posicionamento diferenciado e distintivo e promova a comercialização e venda dos seus produtos e serviços. Transversalmente o empresário tem que aprimorar as suas competências de liderança da empresa como um todo e das equipas sob sua responsabilidade, gerir de forma eficaz os seus recursos humanos e abordar a mudança interna em função das transformações que ocorrem na envolvente e que afetam o negócio e a operação da empresa.

Ao atuar desse modo o empresário vai conseguir construir um negócio sustentável, organizar a sua empresa de forma eficiente, reforçar a sua eficácia através das suas práticas de gestão e envolver e comprometer as pessoas com a empresa e com os seus objetivos, mas também criar condições para estar muito mais perto de conhecer os dois dias mais importantes da sua vida como empresário: saber qual o dia em que iniciou a sua atividade empresarial, mas também o propósito da sua empresa e do negócio.

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José Duarte Dias

Managing Partner

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