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Os 10 erros mais cometidos nas redes sociais

As redes sociais surgiram como forma de entretenimento. É bem verdade contudo, que onde existem pessoas existem negócios.

E onde existem negócios a sua empresa deve estar presente. Contudo existem erros cíclicos cometidos por muitas marcas, evite que a sua também os cometa:

1 - MISTURAR PERFIL PESSOAL COM O CORPORATIVO
Nunca misture o perfil pessoal com o corporativo. Sua empresa inclusive deve ter uma página, no caso do facebook e não um perfil como utilizador normal.

2 - DEIXAR O PERFIL INCOMPLETO
Constantente acedemos a páginas de marcas e não conseguimos encontrar as informações sobre elas. Não se sabe do que se trata, qual é o objetivo, a localização, se tem um web site, e dessa forma as pessoas não entenderão claramente qual é o seu produto, por isso é essencial para o seu negócio que toda a informação do perfil de sua página este completo. Também definir a categoria do seu negócio, é muito importante para que o seu produto seja facilmente encontrado pelos consumidores.

3 - NÃO PUBLICAR COM REGULARIDADE
Estar nas redes sociais é ter um compromisso diário com a sua marca e com os seus fãs. Quanto mais publicações, mais possibilidade terá de mostrar seu conteúdo no feed de notícias dos utilizadores. É importante publicar conteúdo quase todos os dias, para assegurar visibilidade, tráfego e participação.

4 - PUBLICAR INFORMAÇÃO SEM QUALIDADE
Pense sempre que o seu conteúdo terá que ter qualidade, mesmo que não seja uma missão fácil. Um bom conteúdo é garantia de "engajamento" do seu público. Faça o conteúdo corretamente para ver melhores resultados nas estatísticas das redes sociais. Crie conteúdos que sejam interessantes para os seus seguidores e que sejam alinhados com a estratégia do seu negócio.

5 - IGNORAR COMENTÁRIOS DOS UTILIZADORES
Depois de um conteúdo partilhado é importante estar atento à reação do público. As pessoas começam a interagir deixando comentários nas publicações e a marca nunca responde, não interage nem avalia o comentário. Isso é exatamente a mesma coisa que deixar alguém falando sozinho na loja. Pior, a empresa acabou de perder uma chance de se relacionar com o público.

6 - IMAGENS SEM QUALIDADE
Lembre-se que o visual conta muito na internet e a qualidade das imagens é levada em consideração, até mesmo para transmitir profissionalismo e credibilidade. Imagens sem qualidade é uma demonstração de desleixo! Está passada a primeira impressão negativa. Não cometa esse erro terrível!

7 - PARTILHAR SOMENTE PUBLICIDADE DA SUA MARCA
Ter uma página ou perfil numa rede social como um espaço apenas para se promover e expor seus produtos, não trazendo nenhum tipo de informação relevante para seus seguidores ou fãs, é um erro grave. As pessoas acedem às redes sociais por entretenimento, e não para comprar produtos. Compartilhar repetidamente material promocional, dificilmente trará algum resultado positivo.

8 - DESVALORIZAR AS MÉTRICAS DISPONÍVEIS
É um erro só se preocupar com o número de fãs e seguidores, esquecendo das métricas mais importantes como taxa de "engajamento" e conversões. O Facebook por exemplo oferece ferramentas que possibilitam medir a conversão no seu site, algo muito mais relevante para o negócio do que número de fãs. Algumas empresas chegam a comprar seguidores no Instagram, por exemplo. Algo que é péssimo, uma vez que ter uma grande audiência, mas não gera nenhum tipo de resultado positivo para o negócio.

9 - UTILIZAÇÃO EXAGERADA DE HASHTAGS (#keywords)
Além de poluirem visualmente sua publicação, o uso excessivo de hashtags só evidencia que está desesperado para interagir ou esforçar um sucesso táctico. É importante refletir sobre a utilização de uma hashtag antes de colocá-la nas publicações.
É verdade que os Hashtags auxiliam na inserção da sua marca em assuntos ou discussões relevantes e/ou em tendência. O uso excessivo, no entanto, pode lhe prejudicar e afastar clientes.

10 - DESPREZAR SERVIÇO PROFISSIONAL
O seguimento e gestão eficiente das redes sociais não é assim tão simples. As redes sociais sendo hoje uma fonte de negócios, tornaram também necessário a presença de um profissional especializado para cuidar delas. Fazer um bom planeamento, cuidar da estratégia, criar relacionamentos, criar conteúdos, requer estudos e conhecimento. Não descarte a contratação de um profissional, pode fazer toda a diferença.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

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Pedro Martins

Programador Web e Empreendedor

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