• +351 968 032 440

Valor Atual Líquido (VAL)

Nos projetos empresariais não vale tudo, pois um investimento é uma aplicação de fundos escassos que deverão gerar rendimento durante um certo tempo

de forma a maximizar a riqueza da empresa (rentabilidade económica e financeira, ética empresarial e qualidade de vida dos stackholders).

Tal como Carlos Pestana Barros escreve, no livro Avaliação Financeira de Projetos de Investimento, “enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projeto de investimento é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não implementação, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento”.

Tendo em conta os pressupostos, os empresários deverão ter em conta o valor atual do capital vencível no momento 1 (VA = C1 / 1 + i), sendo que a comparação entre o valor da moeda dentro de 1 ano e o seu valor atual se faz através da aplicação do fator de atualização (1 / 1 + i).

Assim, a avaliação de um projeto consiste em identificar se o benefício é superior ao custo do investimento, sendo que a taxa de atualização representa a taxa mínima de rendabilidade do investidor e reflete o custo de oportunidade do capital medido pelo rendimento que o investidor deixa de auferir por não optar pela alternativa ao investimento realizado.

A comparação dos investimentos e custos do projeto com os seus rendimentos só poderá ser feita se todos os fluxos estiverem referidos ao mesmo momento temporal, sendo que a Taxa de atualização cumpre a importante função de homogeneizar os cash-flows do projeto.

A Taxa de atualização representa a taxa mínima de rendabilidade do investidor e reflete o custo de oportunidade do capital medido pelo rendimento que o investidor deixa de auferir por não optar pela alternativa ao investimento realizado.

Em conclusão, podem definir-se duas regras básicas para a aprovação do projeto de investimento:

1ª Valor superior ao custo VAL> 0
2ª Rendabilidade (TIR)> Custo de oportunidade do capital

Se o VAL > 0, o investimento gerará cash-flow, o que permitirá recuperar o valor do investimento, remunerar os capitais investidos à taxa exigida pelos investidores e criar riqueza em montante idêntico ao do VAL.

Por outro lado, se o VAL = 0, o investimento gerará cash-flows que permitirão recuperar o valor do investimento, remunerando capitais investidos mas não criarão riqueza relativa…

Se o VAL < 0, o investimento não gerará cash-flows que permitirão recuperar o valor do investimento e remunerar os capitais investidos à taxa exigida pelos investidores.

O Valor Atual Líquido é um indicador muito utilizado pelos analistas financeiros e investidores, com vista a viabilizar, ou não, um projeto de Investimento através dos cash-flows atualizados, tendo em conta os preços constantes, ao qual não são consideradas a inflação (os preços mantêm-se constantes ao longo do tempo) e os preços correntes, em que a inflação é considerada, em todas as rubricas com a exceção das amortizações.

SAIBA MAIS

2920 Visitas
Luís Lopes

Consultor Financeiro

Email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contacte-nos! Queremos Ultrapassar as suas expectativas!

  Mail is not sent.   Your email has been sent.
Top

ESPERE!

Inscreva-se e receba informações úteis do nosso Blog.

Mantenha-se atualizado!


Os seus dados não serão partilhados com terceiros e só serão utilizados para que receba artigos e novidades do BusinessPoint.PT durante 1 ano

Este website utiliza cookies.

Ao navegar neste website, você aceita a sua utilização. Saber mais.